Iniciação ao Piano & Teclado (parte 5)

Bom, chegamos a última parte da descrição do livro Iniciação ao Piano e Teclado de Antônio Adolfo. Se você não viu as partes anteriores, recomendo que clique nos links abaixo para acompanhar os conteúdos!





Após a apresentação de mais um trecho da história do Rouxinol, o autor apresenta uma proposta de ditado rítmico com as figuras tradicionais e insere a leitura nas teclas brancas sem apresentar o nome das notas.
A seguir há uma proposta de apresentação de compassos, bastante simples e a apresentação das barras de compasso, fixando esse conteúdo com uma atividade de recorte e cole.



A seguir, o autor apresenta mais um trecho da história do Rouxinol seguindo pela apresentação da pauta de 10 linhas (um sistema com dois pentagramas tradicional do piano) sem as claves. O autor parte da abordagem do dó central, trabalhando o nome das notas com a música Minha Canção de Chico Buarque. Há uma breve revisão de como as notas se comportam nas linhas e espaços (coisa já trabalhada anteriormente com uma única linha), para depois inserir o conteúdo das claves de Sol e Fá, onde o aluno aprende a desenhá-las e a escrever as figuras na pauta (assim como o direcionamento das hastes).
O autor revisa alguns conceitos do início do livro, trabalha a intensidade do som com uma história da Arara e os Sete Papagaios Apresenta a última parte da história do Rouxinol  e disponibiliza uma série de músicas como repertório complementar.

Lista de músicas:
Soldadinho
Para a Mão Esquerda
Dó Dó Ré
Brincando na Neve
Branquinhas, Pretinhas e Gordinhas
Vai e Vem
Navegando Pelo Mar
Sobe e Desce
Valsa
Pescando no Riacho
Valsa das Andorinhas

E algumas músicas que o autor trata como repertório por imitação:

O Bifinho
Lagarta Pintada
Bom Companheiro
A Canoa Virou
Carneirinho Carneirão
Oh Suzana
Careca do Vovô
Escravos de Jó
Gatinha Parda
Mulher Rendeira
Peixe Vivo
Ciranda Cirandinha
A Carrocinha
Margarida
Samba LêLê
Pirulito que Bate Bate
Sapo Jururu
O Cravo Brigou com a Rosa
Marré de Ci

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leitura rítmica e o método Kodaly - o famoso "tá titi"!!!

Divertimentos para Piano de Laura Longo

Simply Piano