Iniciação ao Piano & Teclado - Antônio Adolfo (parte 1)

Antônio Adolfo é um conhecido autor de livros voltados para a formação musical. Diferente do conhecido "Piano e Teclado", o livro "Iniciação ao Piano & Teclado" é voltado para o público infantil e me cativou pela forma como apresenta gradativamente os aspectos musicais em conjunto com a percepção auditiva e livre expressão sonora. A princípio, não acho que seja um livro para o aluno adquirir, e sim um compilado de aulas para o professor ministrar (tanto em aulas em grupo como individuais).





O início do livro se dá por uma advinha para apresentar o instrumento (inicialmente, o teclado). Nesse momento , há explicações sobre as funções do teclado e seus botões de forma bastante genérica, visto que há diferenças nos recursos de cada teclado, variando de marcas e modelos. Ao final da apresentação o autor apresenta um trecho da história O Rouxinol, de Hans Christian Andersen (que não é acompanhada de qualquer instrução, não dando para compreender claramente seu objetivo).
A seguir, se dá a apresentação das regiões do teclado (regiões grave, média e aguda), com uma história para ser sonorizada pelos alunos (ao contrário d'O Rouxinol, essa apresenta um direcionamento para uma atividade. A sonorização representa um gato chamado Peludo, andando sobre as teclas do piano (improvisação com clusters)
A seguir, o livro sugere uma outra história para trabalhar as regiões do teclado: A Sinfonia dos Sapos-Martelo, onde os alunos representam o sapinho na região aguda e o sapão na região grave. Ao final há uma proposta criação de notação gráfica dos sons graves e agudos.
Após uma introdução ao mecanismo do piano acústico, o autor revisa as três regiões do teclado, trabalhando as regiões de forma ascendente e descendente com improvisações. A partir de então, o autor apresenta um gráfico de três linhas, onde a linha superior representa a região aguda, a linha do meio representa a região média e a linha inferior, a região grave, com uma peça.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leitura rítmica e o método Kodaly - o famoso "tá titi"!!!

Divertimentos para Piano de Laura Longo

Simply Piano