Scales, Patterns and Improvs

Essa série da Hal Leonard faz parte do material complementar da Hal Leonard Student Piano Library, em conjunto com o Piano Lessons (seu primeiro volume foi traduzido para o português como Lições de Piano), Piano Solos, Piano Pratice Games e afins. Escrito por Barbara Kreader, Fred Kern, Phillip Keveren e Mona Rejino, Scales Patterns and Improvs é um material valioso para trabalhar escalas com nossos alunos desde cedo. Apesar de ser dividido em 2 livros, eu (humilde professor Nando, recém formado em licenciatura em música e com uma bagagem razoável) não aconselho o uso em conjunto com o primeiro volume do método Piano Lessons. Talvez no segundo ou terceiro livro, por se alinha mais aos seus conteúdos.
Scales Patterns and Improvs, como já falei, é uma série composta de 2 livros. O primeiro trabalha os pentacordes (5 primeiras notas das escalas diatônicas) maiores e menores, seus arpejos com cruzamento de mãos e encadeamento I V (primeiro grau na fundamental e a dominante na primeira inversão suprimindo a quinta do acorde) tal como a página abaixo:


Primeira tonalidade apresentada no livro


Além de trabalhar esses conteúdos, o livro 1 apresenta acompanhamentos para o professor acompanhar o aluno enquanto ele aplica os conteúdos em improvisações ou leituras de peças simples (melodia alternada entre as mãos). O objetivo das peças apresentadas para leitura são:

Apresentação de padrões de fraseado para aplicação em improvisações;

Transposição;

Leitura e identificação de cifras populares (alfabeto musical);

Criação de acompanhamentos harmônicos simples;

É bastante interessante a forma como os autores buscaram a formas dos alunos aplicarem os conteúdos trabalhando composição, improvisação e escuta (acompanhamentos), com o objetivo de desenvolver várias habilidades musicais ao mesmo tempo e com o mesmo material.
Outro ponto positivo no livro 1 é a ordem que os autores apresentam as tonalidades, seguindo do pentacorde maior para o pentacorde menor homônimo. Como o aluno trabalhará apenas uma posição de mão, conseguirá obter uma escala menor apenas alterando o terceiro dedo, desenvolvendo a sua percepção auditiva quanto a discriminação das escalas maiores e menores.



Capa do livro 1

O livro 2 apresenta a escala completa com dedilhado (maiores, menores naturais e menores harmônicas), encadeamento I IV V e arpejos (tríade com oitava dobrada), tal como a página abaixo:


Iniciação pelas escalas com notas naturais


Assim como o livro 1, o livro 2 apresenta acompanhamentos para o professor e leitura de peças com os mesmo objetivo: a aplicação do conteúdo à prática. A grande diferença é a ordem como  livro apresenta as escalas. Agora mostrando a escala maior e em seguida sua relativa menor natural e menor harmônica.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leitura rítmica e o método Kodaly - o famoso "tá titi"!!!

Divertimentos para Piano de Laura Longo

Simply Piano